O senso comum pode nos levar num primeiro instante a associar mídia cidadã com aquela mídia que, eventualmente ou não, trata de temas ligados à cidadania e que, de alguma forma, ajuda a resolver questões ligadas à saúde, educação, moradia etc. E esta concepção não está errada, apenas incompleta.
A cidadania, mais do que pautar os temas da grande mídia, deve estar presente no modo de fazer midiático e nas condições necessárias para esse fazer. Esse modo de fazer midiático abrange, portanto, a garantia dos direitos que os diferentes segmentos da sociedade têm de comunicar. Mas engloba, por outro lado, os deveres que todos têm para com a promoção e o desenvolvimento da cidadania.
Existem princípios gerais que uma mídia, para ser cidadã, requer. Entre eles, o de que sejam promovidos maior acesso aos seus espaços por parte da sociedade civil (através de representações, lideranças comunitárias, movimentos sociais etc.), a apropriação das tecnologias e a produção de conteúdos por parte de segmentos tradicionalmente excluídos econômica, social e culturalmente. Mas além destes, deve-se buscar sempre uma reflexão sobre a própria mídia e visar uma multiplicação da diversidade cultural e da socialização do conhecimento. Para saber mais sobre o conceito de mídia cidadã, clique aqui.
Um espaço privilegiado de compartilhamento e reflexão
Nesse sentido, as Conferências de Mídia Cidadã são um espaço privilegiado de união entre quem estuda e pesquisa a Mídia Cidadã e quem a pratica no dia a dia com naturalidade e maestria; quem tem a formação profissional e quem não tem e faz dela sua vocação; quem utiliza os meios de forma criativa e quem deseja utilizá-la de outras; quem busca comunicar a sua realidade e, dessa forma, deixá-la mais cidadã.
Sempre na tentativa de conhecer o que o Brasil e o continente está produzindo, quais as necessidades, refletir e compartilhar experiências, bem como buscar atender as demandas já existentes e novas alternativas para uma Mídia mais Cidadã.
Texto: Élida Cristo
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