Ao vermos o senhor Dilomar, 44 anos, passeando com sua bicicleta pelas ruas da Terra Firme e do Guamá, bairros da periferia de Belém, poderíamos passar por ele sem estranhar, não fosse o potente sistema de som do seu veículo, o seu figurino e o seu cabelo, característica que inclusive lhe dá o apelido de “Cabelinho de Fogo”, como é mais conhecido pelos moradores e pelos clientes do serviço de divulgação que ele faz.
Dilomar começou o trabalho de divulgação sobre duas rodas há oito anos e, desde então, além da experiência e de muitas histórias acumuladas, conseguiu equipar sua bicicleta com vários itens que fazem a diferença na hora da propaganda. Antes disso, ele já trabalhava com a comunicação. Durante algum tempo foi locutor na Rádio Comunitária Cidadania, do bairro da Terra Firme, e atribui a essa experiência no rádio a sua desenvoltura com o microfone em cima da bicicleta.
Sobre esse tipo de prática no rádio, ele lamenta que o governo dificulte a concessão de radiodifusão. Dilomar afirma que muitos talentos que surgem nas rádios comunitárias estão sendo desperdiçados por conta da burocracia na área das telecomunicações e não entende como uma rádio que trabalha para a comunidade não recebe permissão para funcionar.
Diferente de outros divulgadores sonoros, o Cabelinho de Fogo não anuncia somente produtos ou estabelecimentos, ele faz um verdadeiro show nas ruas, entrevistando as pessoas, fazendo piadas e até mesmo alertando os pedestres para respeitarem a natureza e não jogar lixo na rua.Essa desenvoltura toda já rendeu até uma visita da TV Brasil, afiliada da TV Cultura, à casa de Dilomar.
Cabelinho de Fogo se considera um comunicador e diz que, apesar de não ter nenhuma experiência acadêmica, possui o dom da comunicação e está sempre trabalhando para melhorar o seu desempenho.
O Cabelinho de Fogo ou Dilomar fez parte do CineBikeSom, uma das intervenções do I Festival de Artes Mídia Cidadã, que ocorre até sábado, 22, em Belém, durante a II Conferência Sul-Americana e VII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã.
Foto: Roberta Aragão
Nenhum comentário:
Postar um comentário