Belém, de 17 a 22 de outubro
Centro de eventos Benedito Nunes


Acompanhe as notícias da II Conferência Sul-Americana e VII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã! O evento, promovido pela Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional e Rede Nacional Pró-Mídia Cidadã, é uma realização da Universidade Federal do Pará.


Para mais informações acesse o site: http://www.midiacidada.ufpa.br/




sábado, 22 de outubro de 2011

Grupos de trabalho (GTs) marcaram, nesta sexta-feira, 21, a programação do Mídia Cidadã - Parte I

Os eixos temáticos dos GTs foram os mais diversos: Relações Midiáticas/Educacionais; Mídia: Imagens Refletidas ou Refratadas?; Antigas e Novas Mídias: Velhas e/ou Novas Direções; Mídia e Relações Políticas; Mídia, Cultura e Juventude, entre outros.

Diversos foram também os enfoques dos trabalhos científicos e dos relatos de experiência apresentados em cada um dos GTs. Destacou-se a relevância do uso dos meios de comunicação para fins pedagógicos, a função de mediador que o educador tem de assumir no processo de formação de seus alunos, assim como a obrigação dele em atuar na seleção de conteúdos pertinentes veiculados na televisão e na Internet com o intuito de suscitar em sala de aula discussões e debates sobre questões de interesse social, como a diversidade de gênero.

O uso da internet no letramento e na inclusão digital de povos indígenas também foi abordado em dos GTs. Os artigos “A Web como Espaço Político e as Possibilidades do Letramento Digital entre os Aikewára” e “A Difusão da Informação em Blogues de Autoria de Povos Indígenas: uma análise de dois blogues produzidos na Amazônia”, trataram dessas questões.

Alguns povos indígenas, na maioria das vezes, nunca são compreendidos de uma forma plural e complexa, mas simplista e até preconceituosa, pela dita grande mídia. Contra a avaliação pejorativa que geralmente têm nos meios de comunicação comerciais, essas populações indígenas encontram nos blogues meios alternativos de divulgação de suas culturas. Trabalhando na produção de conteúdos que representam seus interesses e necessidades e os divulgando na Internet, essas comunidades exercem o seu legítimo direito de comunicar. O bom uso das novas tecnologias da informação e comunicação, nesse sentido, pode tanto promover a inclusão social como reforçar a identidade cultural de grupos e agentes excluídos, parcialmente ou integralmente, da grande mídia.

A construção de identidades na mídia também esteve presente entre os trabalhos apresentados. A construção da auto-estima e da identidade paraenses na mídia comercial foi tema do artigo “Paraensismo: Antropologia, identidade e mídia.” Nele foi mostrado que a identidade paraense na mídia é confeccionada mediante a composição ou arranjos de elementos culturais heterogêneos , pertencentes a grupos sociais do Estado, igualmente diversos, apresentados como “o melhor da cultura paraense”.

Temas relativos à fotografia, ao rádio, ao impresso, aos movimentos sociais, às políticas públicas de comunicação, à charge, entre outros, também fizeram parte das apresentações e discussões dos Grupos de Trabalhos.

Texto: Pedro Fernandes
Foto: Renan Mendes

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