Belém, de 17 a 22 de outubro
Centro de eventos Benedito Nunes


Acompanhe as notícias da II Conferência Sul-Americana e VII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã! O evento, promovido pela Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional e Rede Nacional Pró-Mídia Cidadã, é uma realização da Universidade Federal do Pará.


Para mais informações acesse o site: http://www.midiacidada.ufpa.br/




sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Oficinas são realizadas durante o Mídia Cidadã

As cinco oficinas do Mídia Cidadã 2011 foram realizadas na última quinta-feira, 20. As atividades abordaram temas diversos como a produção de pogramas de rádio em escolas e comunidades e a comunicação da ciência por meio das novas mídias.

Rádio e Cidadania
Luciana Kellen é integrante da Rádio Margarida e diretora do programa “Estação”. Ela foi a responsável pela oficina “Cidadania nas rádios: noções básicas para a produção de programas de rádio em escolas e comunidades”. A proposta era apresentar características principais para a produção de programas e textos radiofônicos em escolas, organizações não-governamentais, comunidades etc.

Um dos pontos de destaque da oficina foi a discussão em torno do uso de uma linguagem adequada no rádio, evitando termos que, de alguma maneira, possam ferir os direitos de terceiros, garantindo os fins de cidadania e promoção dos direitos humanos, em especial os das mulheres, crianças e adolescentes.

Material obsoleto? Não aqui!
A metareciclagem se estrutura no reaproveitamento de qualquer material considerado obsoleto. A oficina de metareciclagem foi realizada com a proposta de combater a conhecida “obsolescência programada”, termo relaconado à velocidade em que as tecnologias são descartadas com o surgimento de novas. Dennie Fabrizio, responsável pela oficina, há muito tempo atuou na ONG “Projeto Saúde e Alegria” que, além de promover a inclusão social de ribeirinhos, financia pequenos projetos que apresentam modelos de desenvolvimento sustentável.

Blogs e redes sociais: transformação da realidade
Jader Gama, do Coletivo Puraqué, ministrou a oficina que surgiu com a propostar de apresentar como os blogs podem ser usados como ferramentas de comunicação na transformação da realidade de jovens em regiões periférias. Entre as atividades desenvolvidas, os participantes aprenderam a gerenciar conteúdos em plataformas como o Wordpress, assim como a atualização em outras redes sociais. Os blogs criados na oficina estarão disponíveis no site www.culturadigital.br.

Vídeos educativos
Os participantes da oficina entraram em contato com a produção de roteiros educativos. Mas o que seria um vídeo educativo? Para ser considerado como tal, ele deve buscar por meio de uma informação objetiva e direta, podendo ser em diferentes linguagens, a mudança de certos hábitos. José Arnaud, coordenador da ONG Rádio Margarida, ministrou a oficina e destacou a importância de vídeos educativos por ser uma área ainda pouco explorada, com a necessidade de profissionais capacitados no ramo.

Ciência e novas mídias
A jornalista Joice Santos, auxiliada pelos estudantes Paola Caracciolo, Jéssica Vasconcelos, Luena Barros e Tomaz Penner, ministrou a oficina “Práticas de comunicação da ciência utilizando novas mídias”. Eles integram o Laboratório de Comunicação Móvel, do Museu Paraense Emílio Goeldi, e apresentaram a possibilidade de divulgação científica por meio de mídias de baixo custo (celulares, por exemplo), além de incentivarem a produção de conteúdo sobre a Amazônia para expor, por meio dessas mídias, tanto para os habitantes, quanto para os que não vivem aqui, a diversidade da região, não só natural, mas também em outros aspectos. Joice ressaltou a troca entre o grupo que ministrava a oficina e os participantes, entre alunos e professores, em relação às técnicas utilizadas.

Texto: Laís Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário