Belém, de 17 a 22 de outubro
Centro de eventos Benedito Nunes


Acompanhe as notícias da II Conferência Sul-Americana e VII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã! O evento, promovido pela Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional e Rede Nacional Pró-Mídia Cidadã, é uma realização da Universidade Federal do Pará.


Para mais informações acesse o site: http://www.midiacidada.ufpa.br/




quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A Rede Brasileira de Mídia Cidadã

Quando a Conferência Brasileira de Mídia Cidadã estava em sua 5ª edição, em 2009, na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Guarapuava-PR), começava a se consolidar uma rede de instituições e pesquisadores que se uniriam em torno de um objetivo comum: por uma mídia mais cidadã. O que inicialmente estava apenas no plano das ideias, nas conversas entre José Marques de Melo e Maria Cristina Gobbi (na época diretor e diretora-suplente da Cátedra Unesco/Umesp para o Desenvolvimento Regional) e Ariane Pereira (Unicentro, Guarapuava/PR), foi levado para outros pesquisadores durante aquele Mídia Cidadã. Estes também abraçaram a ideia.


O grupo, agora maior – pois já contava com o apoio de Claudio Muller (Fadep, Pato Branco/PR), de Ilka Goldschmidt (Unochapecó, Chapecó/SC) e de Iluska Coutinho (UFJF, Juiz de Fora/MG) –, se reuniria pouco mais de um mês depois para concretizar a Rede Brasileira de Mídia Cidadã. Um Comitê Gestor da Rede foi criado já com pautas para serem cumpridas: a realização da VI Conferência Brasileira de Mídia Cidadã e da I Conferência Sul-americana de Mídia Cidadã, o desenvolvimento de ações como recuperar e sistematizar a memória do evento, a aproximação com outros organismos sociais e a publicação de livros e/ou revistas em torno do tema mídia e cidadania.


Hoje, os desafios iniciais foram conquistados: dois livros já foram lançados, o site com a memória dos eventos e a apresentação da Rede já está no ar (http://www.unicentro.br/redemc/) e estamos às vésperas da II Conferência Sul-americana e da VII Conferência Brasileira.


A Rede Brasileira de Mídia Cidadã está consolidada e em constante movimento: a continuidade do projeto está no convite que se faz a empresas de comunicação, sociedade civil, universidades e demais entidades e atores sociais para que se juntem à Rede e contribuam para que o debate permaneça sempre atual e que suas as ações e leituras críticas alcancem o maior número possível de pessoas.

Rede que conecta, rede que envolve


Em entrevista concedida à organização do Mídia Cidadã 2011, Ariane Pereira (coordenadora da Rede Brasileira de Mídia Cidadã), falou da diversidade midiática e cultural do Brasil e da importância da Conferência ser realizada em diferentes lugares para o compartilhamento de experiências e conhecimentos entre as diferentes regiões do país.


Componente essencial da Rede, as Conferências de Mídia Cidadã são de extrema importância não só porque são momentos únicos de encontro entre os seus membros, mas porque também permitem a inclusão de novos adeptos e parceiros à causa. Como a rede de pescaria, a Rede em prol de uma mídia mais cidadã se lança nas diferentes regiões do país, sensibiliza e envolve mais pessoas. A expectativa é de que na Região Norte, onde se realiza pela primeira vez, seja da mesma forma.


Texto: Élida Cristio

Nenhum comentário:

Postar um comentário