Belém, de 17 a 22 de outubro
Centro de eventos Benedito Nunes


Acompanhe as notícias da II Conferência Sul-Americana e VII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã! O evento, promovido pela Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional e Rede Nacional Pró-Mídia Cidadã, é uma realização da Universidade Federal do Pará.


Para mais informações acesse o site: http://www.midiacidada.ufpa.br/




terça-feira, 30 de agosto de 2011

I Seminário Regional da Asociación Latinoamericana de Investigadores de La Comunicación

Os inscritos para a II Conferência Sul-Americana e VII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã também podem participar do I Seminário Regional da ALAIC – Bacia Amazônica, que faz parte da programação e ocorre entre os dias 17 e 19 de outubro.
A ALAIC (Asociación Latinoamericana de Investigadores de La Comunicación) foi criada em 1978 como uma Associação responsável por promover a pesquisa em Ciências da Comunicação de maneira contextualizada, a partir de um olhar latinoamericano, já que os principais produtos midiáticos e marcos teóricos da área da Comunicação na época vinham da Europa e dos Estados Unidos.
A Associação realiza a cada 2 anos um congresso e um seminário internacional. Além de outros cursos, congressos, seminários, simpósios, fóruns, conferências, ciclos de estudos e publicações relacionadas com a Comunicação e suas particularidades na América Latina.
O seminário tem como objetivo estimular o fortalecimento dos estudos das Ciências da Comunicação e congregar os resultados desses estudos em estratégias para o incremento dos debates e a ampliação de conceitos e discursos sobre os meios de comunicação, bem como os efeitos da midiatização na contemporaneidade.
A realização do I Seminário Regional da ALAIC faz parte da política de regionalização da Associação, que conta com Representações Regionais divididas da seguinte forma:

Região 1- Cone Sul: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.

Região 2- Andina: Bolívia, Peru e Equador

Região 3- Bacia Amazônica: Colômbia, Venezuela e norte do Brasil

Região 4- Norte: América Central e Caribe

Essas representações têm a responsabilidade de atuar como elemento de união entre os pesquisadores de sua respectiva região e a Associação, facilitando o intercâmbio e colaboração acadêmica.

Para saber mais sobre a programação do I Seminário Regional da ALAIC – Bacia Amazônica, clique aqui



segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A Amazônia por seus próprios olhos: os realizadores– parte II


Num tempo em que as tecnologias da informação e comunicação carregam tantas possibilidades de uso, a UFPA conta com a Assessoria de Educação a Distância (AEDi) que surgiu com a proposta de transformar a educação a distância em uma modalidade de ensino/aprendizagem em busca da democratização do acesso à universidade e a melhoria da qualidade do ensino superior. A AEDi também é uma das entidades realizadoras do I Seminário Regional da ALAIC – Bacia Amazônica e da II Conferência Sul-Americana e VII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã.




Como órgãos de administração superior, responsáveis pelo planejamento e execução das políticas da universidade que a A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) também são realizadoras da programação. A PROEX da UFPA coordena atividades que visem à integração da instituição com a comunidade externa e articula políticas de auxílio ao desenvolvimento das comunidades.


Já a PROEG detém a coordenação das atividades didático-pedagógicas e de administração acadêmica da Universidade. Ela promove os estudos que tornam possíveis mudanças na política educacional da UFPA, adequando-a às necessidades do estado, assim como trata da integração da educação básica e profissional com a educação superior.




Na realização da programação, se junta à Universidade outra instituição conhecedora da complexidade do trabalho em educação e ciência na Amazônia, o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). O Museu é uma das mais importantes instituições de pesquisa da Amazônia. Foi fundado em 1866, com atividades voltadas para o estudo científico dos sistemas naturais e sócio-culturais da Amazônia. Além disso, o Museu trabalha na divulgação de acervos relacionados à região.


As práticas e olhares dessas e de outras entidades que estão na realizando ou apoiando o evento e que fazem parte de uma região complexa e multifacetada como a Amazônia, certamente contribuirão para a discussão sobre como os produtos midiáticos, abordando os mais diversos temas, têm a possibilidade de serem agentes transformadores da realidade e contribuírem para o desenvolvimento da cidadania.


Texto: Uriel Pinho - Organização Mídia Cidadã 2011






sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A Amazônia por seus próprios olhos: os realizadores – parte I

Fazer ciência em uma região como a Amazônia não é uma tarefa simples. Articular o conhecimento acadêmico em ações de tecnologia, educação, arte e cultura que de fato tragam mudanças sociais e sejam geridas de maneira democrática pelos mais diversos setores da sociedade torna-se, então, um desafio ainda maior.

Em 2011, a Universidade Federal do Pará, por meio de seus Institutos e da Assessoria de Educação a Distância (AEDi) junta-se à realização da II Conferência Sul-Americana e VII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã e do I Seminário Regional da ALAIC (Asociación Latinoamericana de Investigadores de La Comunicación).

Um dos realizadores é o Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA, que teve suas origens na Faculdade Livre de Direito, fundada em 1902, em Belém. Em 1931, a Faculdade passou a ser estadual e em 1957 juntou-se a outras faculdades existentes na época como uma das pioneiras na criação da Universidade Federal do Pará. Em 2003 o Instituto de Ciências Jurídicas passou a contar com um curso de doutorado, aprovado pela CAPES, passando a possuir um Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, com mestrado e doutorado.

A Faculdade de Comunicação (FACOM) da UFPA e o Instituto do qual faz parte, o Instituto de Letras e Comunicação (ILC), também são realizadores locais do evento. Em 2011, a FACOM completa 35 anos. São mais de três décadas formando profissionais e pesquisadores na área da Comunicação no Pará. Ao longo do tempo, a pesquisa vem se consolidando e a aprovação do Programa de Pós-Graduação em “Comunicação, Cultura e Amazônia” (PPGCOM), em 2010, é o principal exemplo desse percurso.



O Instituto de Ciências da Arte (ICA) da UFPA contribui de forma decisiva para a formação em artes nos mais diversos níveis de capacitação na região, mantendo cursos de nível técnico, graduação e pós-graduação. Com essa visão, o ICA participa da realização da II Conferência Sul-Americana e VII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã e do I Seminário da ALAIC – Bacia Amazônica que, nesta edição, traz o I Festival Nacional de Arte Cidadã como forma de ressaltar a importância da produção e divulgação de expressões culturais de resistência; comprometidas com o exercício pleno da cidadania.


Texto: Uriel Pinho - Organização Mídia Cidadã 2011

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Belém do Pará sedia Mídia Cidadã 2011


Entre os dias 20 e 22 de outubro será realizado em Belém do Pará, através da UFPA (Universidade Federal do Pará) a II Conferência Sul-Americana de Mídia Cidadã e a VII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã.
Uma iniciativa da Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, que tem como objetivo promover o diálogo e o intercâmbio entre as pesquisas acadêmicas produzidas no campo da comunicação social e experiências midiáticas produzidas por movimentos sociais e organizações não-governamentais, empresas privadas e entidades públicas de todo o Brasil.
Os participantes podem submeter artigos científicos, relatos de experiência, trabalhos em audiovisual, além de participar de uma feira de exposições e de apresentações artísticas. As inscrições começaram no dia 21 de julho e vão até o dia 10 de outubro.

A conferência
As três primeiras edições da Conferência Brasileira de Mídia Cidadã foram realizadas na e pela Universidade Metodista de São Paulo, por meio da Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, nos anos de 2005, 2006 e 2007.
Em 2008, a partir de um processo de ramificação da iniciativa, o evento foi deslocado para o Recife, sendo realizado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). No ano seguinte, o evento foi para Guarapuava (PR) na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Em 2010, foi realizada na Faculdade de Pato Branco (FADEP), Paraná.

Calendário:
Período de inscrições: 21/07 a 10/10/2011
Período de submissão de trabalhos: 21/07 a 03/10/2011
Prazo para envio dos vídeos: 26/09/2011
Prazo para envio dos aceites: 10/10/2011
*Os interessados em submeter trabalhos devem efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia: 29/09/2011
*Haverá inscrições no local para ouvintes (vagas limitadas)
* A inscrição na Conferência automaticamente garante inscrição para o I Seminário Regional da ALAIC, Associación Latinoamericana de Investigadores de La Comunic
ación.