Fazer ciência em uma região como a Amazônia não é uma tarefa simples. Articular o conhecimento acadêmico em ações de tecnologia, educação, arte e cultura que de fato tragam mudanças sociais e sejam geridas de maneira democrática pelos mais diversos setores da sociedade torna-se, então, um desafio ainda maior.
Em 2011, a Universidade Federal do Pará, por meio de seus Institutos e da Assessoria de Educação a Distância (AEDi) junta-se à realização da II Conferência Sul-Americana e VII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã e do I Seminário Regional da ALAIC (Asociación Latinoamericana de Investigadores de La Comunicación).
Um dos realizadores é o Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA, que teve suas origens na Faculdade Livre de Direito, fundada em 1902, em Belém. Em 1931, a Faculdade passou a ser estadual e em 1957 juntou-se a outras faculdades existentes na época como uma das pioneiras na criação da Universidade Federal do Pará. Em 2003 o Instituto de Ciências Jurídicas passou a contar com um curso de doutorado, aprovado pela CAPES, passando a possuir um Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, com mestrado e doutorado.
A Faculdade de Comunicação (FACOM) da UFPA e o Instituto do qual faz parte, o Instituto de Letras e Comunicação (ILC), também são realizadores locais do evento. Em 2011, a FACOM completa 35 anos. São mais de três décadas formando profissionais e pesquisadores na área da Comunicação no Pará. Ao longo do tempo, a pesquisa vem se consolidando e a aprovação do Programa de Pós-Graduação em “Comunicação, Cultura e Amazônia” (PPGCOM), em 2010, é o principal exemplo desse percurso.
O Instituto de Ciências da Arte (ICA) da UFPA contribui de forma decisiva para a formação em artes nos mais diversos níveis de capacitação na região, mantendo cursos de nível técnico, graduação e pós-graduação. Com essa visão, o ICA participa da realização da II Conferência Sul-Americana e VII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã e do I Seminário da ALAIC – Bacia Amazônica que, nesta edição, traz o I Festival Nacional de Arte Cidadã como forma de ressaltar a importância da produção e divulgação de expressões culturais de resistência; comprometidas com o exercício pleno da cidadania.
Texto: Uriel Pinho - Organização Mídia Cidadã 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário