Belém, de 17 a 22 de outubro
Centro de eventos Benedito Nunes


Acompanhe as notícias da II Conferência Sul-Americana e VII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã! O evento, promovido pela Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional e Rede Nacional Pró-Mídia Cidadã, é uma realização da Universidade Federal do Pará.


Para mais informações acesse o site: http://www.midiacidada.ufpa.br/




segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A Amazônia por seus próprios olhos: os realizadores– parte II


Num tempo em que as tecnologias da informação e comunicação carregam tantas possibilidades de uso, a UFPA conta com a Assessoria de Educação a Distância (AEDi) que surgiu com a proposta de transformar a educação a distância em uma modalidade de ensino/aprendizagem em busca da democratização do acesso à universidade e a melhoria da qualidade do ensino superior. A AEDi também é uma das entidades realizadoras do I Seminário Regional da ALAIC – Bacia Amazônica e da II Conferência Sul-Americana e VII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã.




Como órgãos de administração superior, responsáveis pelo planejamento e execução das políticas da universidade que a A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) também são realizadoras da programação. A PROEX da UFPA coordena atividades que visem à integração da instituição com a comunidade externa e articula políticas de auxílio ao desenvolvimento das comunidades.


Já a PROEG detém a coordenação das atividades didático-pedagógicas e de administração acadêmica da Universidade. Ela promove os estudos que tornam possíveis mudanças na política educacional da UFPA, adequando-a às necessidades do estado, assim como trata da integração da educação básica e profissional com a educação superior.




Na realização da programação, se junta à Universidade outra instituição conhecedora da complexidade do trabalho em educação e ciência na Amazônia, o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). O Museu é uma das mais importantes instituições de pesquisa da Amazônia. Foi fundado em 1866, com atividades voltadas para o estudo científico dos sistemas naturais e sócio-culturais da Amazônia. Além disso, o Museu trabalha na divulgação de acervos relacionados à região.


As práticas e olhares dessas e de outras entidades que estão na realizando ou apoiando o evento e que fazem parte de uma região complexa e multifacetada como a Amazônia, certamente contribuirão para a discussão sobre como os produtos midiáticos, abordando os mais diversos temas, têm a possibilidade de serem agentes transformadores da realidade e contribuírem para o desenvolvimento da cidadania.


Texto: Uriel Pinho - Organização Mídia Cidadã 2011






Nenhum comentário:

Postar um comentário